Fruto das reflexões do 1º sínodo arquidiocesano (2017-2023), o Vicariato Episcopal para a Pastoral da Saúde e dos Enfermos foi instituído pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer e anunciado durante a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, no sábado, 9 de dezembro.
Este organismo arquidiocesano, com capilaridade também nas paróquias e regiões episcopais, é responsável por promover a ação missionária e pastoral da Igreja em São Paulo nos âmbitos da saúde e do cuidado aos enfermos, considerando as dimensões religiosa e evangelizadora; comunitária; e político institucional no campo da saúde.
“Os enfermos precisam de cuidados para a cura de seus males físicos, mas também de cura espiritual, na forma da oração, assistência humana e religiosa e sustento na sua fé. A Palavra de Deus e os Sacramentos são remédios espirituais que não devem ser negligenciados no cuidado dos doentes. E a palavra da fé poderá ajudar o enfermo a compreender e viver melhor o seu estado, ainda que seja transitório, como ocasião importante para tomar consciência da própria vida e para se aproximar de Deus”, consta no decreto de criação do Vicariato
O novo Vicariato vai orientar suas ações por um Regulamento próprio, já aprovado. E também já foi nomeado um Vigário Episcopal, encarregado da animação e coordenação do Vicariato Episcopal da Pastoral da Saúde e dos Enfermos, na pessoa do Cônego João Inácio Mildner. O Vicariato foi confiado à proteção e à intercessão especial de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.
Confira o Decreto de criação do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Saúde e dos Enfermos
Confira o Decreto de nomeação do Vigário Episcopal
Confira o Regulamento do Vicariato