Paróquia São José

Pároco

Padre Fausto Marinho

Data de Fundação

25/01/1940

Setor

Vila Prudente

Endereço

Praça República Lituana, 74, Vila Zelina

Contato

E-mail
(11) 2341-5975
(11) 2341-1886

Expediente

Sábado – das 08:00 as 11:00

De terça a sexta-feira – das 08:00 as 12:00 I 13:30 as 17:00

História

Ao longo da década de 1920 do Século XX, vieram os imigrantes do leste europeu russos, poloneses, húngaros, búlgaros, ucranianos e lituanos que compraram os terrenos e construíram suas casas no loteamento que se encontrava no bairro. No local instalaram diversos comércios, por exemplo, vendas de secos e molhados, lojas, padarias onde faziam o famoso Pão Preto, também uma contribuição desses povos para à gastronomia paulistana.

No que tange à arte culinária, os imigrantes trouxeram alimentos tradicionais, ainda hoje elaborados pelas rotisseries da região, como os pratos típicos Varenyky (em russo: Вареники), Borsch (sopa de beterraba), repolho e pepino curtidos (conhecido aqui como picles) e oarenque defumado. Além disso, mantiveram a tradição do artesanato, onde se destacam as pinturas com motivos ucranianos em porcelana, as conhecidas Matrioshkas russas, arte em madeira, ovos pintados e bordados típicos etc.

Quando se iniciou o bairro e os imigrantes começaram a se mudar, muitos sentiram a necessidade da construção de um lugar para que todos tivessem um apoio espiritual. Sabendo dessa necessidade, com ajuda do descendente de russos Carlos Corkisco, Monteiro Soares Filho doou parte de seu lote central e mais 80 mil tijolos para que a comunidade, em sua maioria católica lituana, construísse a Igreja. Anteriormente a esta época, haviam sido instaladas a Igreja Batista Boas Novas e a Igreja Ortodoxa Vila Zelina, ambas fundadas por famílias Russas.

Assim, nasceu a Igreja São José de Vila Zelina, um ícone e referência do bairro, fundada por lituanos, e onde até hoje há comemorações, missas e eventos lembrando a terra natal destes imigrantes.