Pároco
Padre XXX
Data de Fundação
11/02/1958
Setor
Vila Prudente
Endereço
Rua Salvador Mastropietro, 153, Parque Sevilha
Contato
E-mail
(11) 2021-8003
Expediente
Sábado – das 09:00 as 15:00
De segunda a sexta-feira – das 08:00 as 12:00 I 13:30 as 17:00
História
Em 9 de agosto de 1956, no Cartório Hildeberto Vieira de Mello – 19º Tabelião de Notas, foi registrada a doação do terreno, situado à Rua Salvador Mastropietro, 37 (antigo), caracterizando a doação localizada por dona Hermínia Amélia de Freitas, junto à Mitra Metropolitana de São Paulo, objetivando a construção de uma igreja em honra à Nossa Senhora de Sion.
Em novembro de 1956, Dom Paulo Rolim Loureiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, motivado pela constante invasão de igrejas e seitas protestantes na região leste, convocou o Pe. José Ricardo da Silva, português, 48 anos, recém ordenado, pároco da Igreja Santa Luzia, a fim de mobilizar a população local do Parque Sevilha na organização comunitária, visando a construção do prédio de uma igreja no endereço acima citado, levantando a metragem da área do terreno doado: 1.500 m2.
Em 26 de março de 1957, foi Fundada a “Associação Católica Amigos da Estrada de Vila Ema”, sem fins lucrativos, tendo como diretor o Pe. José Ricardo da Silva e 8 pessoas, entre presidente, secretários e orados, e 21 pessoas do Conselho. Para a construção da igreja, foram feitas campanhas e os comerciantes que faziam as doações. Algumas pessoas contribuíram muito para que o prédio fosse construído: Guilherme Gomes, Reinaldo Passos, Dr. Armin Lopes, Manoel Eduardo de Arruda, Ervin Brentzel, Hermelindo Milanello, Osvaldo Pires, Prof. Alberto Soegtros, João Joaquim Araújo, Eugênio Corazza e José Paro.
Em 25 de dezembro de 1957, foi inaugurada a Capela Nossa Senhora do Pilar, com a presença de Dom Paulo Rolim Loureiro, que concelebrou a Eucaristia juntamente com o Pe. José Ricardo da Silva (pároco da Paróquia Santa Luzia). Aos domingos, eram celebradas missas pelos padres José Ricardo e Eugênio Shiviniski, reitor do seminário da FAI – Ipiranga e seminaristas que auliavam na Catequese.
O Decreto da Criação da Paróquia Nossa Senhora do Pilar foi em 11 de fevereiro de 1958. No dia 26 de março de 1960, às 17h00, foi procedida a leitura da Criação da Paróquia e a posse oficial do primeiro vigário da paróquia, Pe. Paulo Koelen, de origem belga, recém ordenado, ministrada pelo Bispo Dom Paulo Rolim Loureiro. Até então, os registros de Pastorais, Congregações e Sacramentos Ministrados eram registrados nos livros da Paróquia Santa Luzia e São Pio XII.
Um dos momentos mais difíceis da Paróquia foi a demolição da antiga igreja, por estar infestada de cupins e prestes a desabar, e a construção da igreja atual, no início da década de 90. Na época, a igreja foi transferida para uma capela improvisada no piso inferior do Salão Paroquial. Através de muitas doações e campanhas, foram superadas as dificuldades na reconstrução:
• 1991 – lançamento do 1º carnê, via Banco Itaú, para angariar fundos para a reconstrução
• 9/1994 – para dar continuidade na 2ª fase da obra (lajes) foi feita uma rifa de um carro zero km
• 6/1995 – lançamento da segunda rifa (carro zero km) para angariar fundos para prosseguimento das obras
• Foram fabricados tijolinos e os paroquianos adquiriam e faziam sua doação
• Campanha para a fachada e pintura da Igreja
• Campanha do piso
• Bancos da igreja foram restaurados – trabalho doado pelos Srs. Argemiro Rameli, Antonio Carlos Pomepu e Antonio Orlandeli