Pároco
Data de Fundação
15/08/1897
Setor
Belém
Endereço
Largo São José do Belém , s/nº , Belenzinho
Contato
E-mail
(11) 2693-1548
(11) 2528-1548
Expediente
Domingo – das 07:00 as 12:00
Sábado – das 07:00 as 17:00
De segunda a sexta-feira – das 07:00 as 20:00
História
A Paróquia São José do Belém iniciou suas atividades no dia 15 de agosto de 1897, quando era apenas uma capelinha de aldeia. Localizada na área de um cemitério, que foi transferido para a Quarta Parada, seu terreno foi cedido em 1878 pela Câmara Municipal, para a construção de um santuário, que teve um elo significativo com a cidade de São Paulo, pois foi investido um alto valor em sua obra. As famílias, em sua grande maioria portugueses e italianos a freqüentavam aos domingos.
O bairro do Belém, denominado ‘Estação Climática’ por ter o ar puro, ser repleto de fazendas, casas de campo e pomares, surgiu a partir da Igreja. Como o restante da cidade, o ritmo urbano cresceu, as casas começaram a se aglomerar e as fábricas se instalaram, tornando-o um bairro operário.
Até meados de 1970, a Igreja gozava de prestígio, com muitas obras de arte e pinturas em quadros e nas paredes. Foi quando começaram as reformas, que a deterioraram e esconderam todas as representações; nesse período iniciou o seu ciclo de dificuldades.
No dia de São José, 19 de março, são celebradas nove missas, todas com lotação máxima. Passam por lá de 15 a 20 mil pessoas nesta data.
Das grandes fábricas que se instalaram no período de evolução do Belém começam a dar lugar a condomínios que acolhem milhares de novas famílias. O ar de cidade interiorana permanece, com ambiente familiar, sendo a maior parte dos moradores idosos, que nasceram e permanecem lá até hoje.
O comércio é grande, mas boa parte das lojas resiste em se adequar aos tempos modernos. Mas isso está mudando, principalmente com os investimentos imobiliários que surgem e também de algumas lojas que começam a se reestruturar para atender a demanda que virá para a região. Essa transformação traz novos desafios para a ação evangelizadora da Igreja reunida na Paróquia São José do Belém, que é chamada a ser cada vez amis uma Igreja missionária e “em saída”, como convida o Papa Francisco.