Paróquia São Francisco de Assis e Santa Catarina de Sena

Pároco

Padre

Data de Fundação

08/01/1956

Setor

Catedral

Endereço

Rua do Glicério, 225, Liberdade

Contato

Site

E-mail

(11) 3209-5388
(11) 3207-7709

Expediente

Sábado – das 10:30 as 12:00

De segunda a sexta-feira – das 09:00 as 12:00 I 13:30 as 17:30

História

Diferentemente das paróquias territoriais, uma paróquia pessoal é voltada à assistência pastoral de um grupo de fiéis de determinada língua, etnia ou cultura, no caso, os imigrantes italianos e seus descendentes que residem em São Paulo.

Embora a Paróquia Pessoal Italiana São Francisco de Assis e Santa Catarina de Sena tenha sido oficialmente instituída em 1956, sua origem se confunde com a da Paróquia Nossa Senhora da Paz, fundada em 1940 e constituída pelos imigrantes italianos que viviam no antigo centro operário da cidade, localizado entre os bairros do Cambuci, Mooca e Liberdade.

Com o passar dos anos, os italianos se espalharam para outros bairros da cidade e acabaram se fixando nas paróquias mais próximas de suas casas. No entanto, sentiam falta de uma comunidade onde pudessem cultivar suas tradições religiosas, a língua e a cultura próprias. Então, nasceu uma paróquia pessoal voltada a esse público, dedicada aos santos padroeiros da Itália.  

Atualmente, é quase impossível contabilizar quantos italianos vivem na cidade de São Paulo. A maioria dos italianos natos que frequentam a comunidade chegou ao Brasil entre as décadas de 1950 e 1960. Também seus filhos, netos e demais descendentes, contudo, herdaram não apenas a tradição, como, também, a nacionalidade italiana e, por isso, também são considerados filhos da Itália. Muitas dessas famílias são ligadas a associações culturais de diferentes regiões italianas, que são responsáveis pela animação das missas.  

Há, ainda, uma estreita ligação com o Colégio Eugenio Montale, instituição de ensino localizada no Morumbi, na zona Sul, onde estudam inúmeros filhos de jovens famílias italianas que chegam ao Brasil. Todos os anos, uma média de 10 a 12 alunos fazem a primeira Eucaristia na Paróquia.