História
No começo de 1931, o Conde José Vicente de Azevedo deu aos frades franceses da Terceira Ordem Regular de São Francisco – TOR – um terreno num bairro que estava se formando, o Sumaré, para que aí construíssem uma casa destinada às obras das vocações e de uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário.
No final daquele ano, três frades já estariam morando no convento ainda em construção e, no dia 9 de janeiro de 1932, foi rezada a primeira missa na capela provisória. No dia 11 de fevereiro, Dom Duarte Leopoldo e Silva inaugura oficialmente a casa e a capela.Quando o superior geral da Ordem Franciscana esteve em Fátima, Portugal, ficou impressionado com a importância das aparições de Nossa Senhora naquele local e pediu que a nova igreja do Sumaré a ela fosse dedicada.
A pedra fundamental do novo santuário foi abençoada por Dom José Gaspar Affonseca, no dia 13 de maio de 1935. A primeira missa foi celebrada um ano depois, mas a construção só seria concluída após 13 anos de muito trabalho, isto é, em 1948, com a ajuda de muitas famílias. A imagem de Virgem de Fátima que está no altar-mor foi entronizada no dia 13 de maio de 1939.
A criação oficial da paróquia foi na Páscoa de 1940 e o primeiro pároco foi frei Inácio Gau.
Desde então, a comunidade vem se expandindo e acolhendo um número sempre crescente de devotos de Nossa Senhora de Fátima. Neste santuário reúnem-se as comunidades luso-brasileira e paraense que celebram, com a expressão de sua cultura, os louvores da Mãe de Jesus.