História
Tudo começou quando um terreno foi adquirido do Lanifício Pirituba pela própria comunidade local em nome da Congregação Beneditina Valombrosana, conforme “Contrato de Compra e Venda”, firmado em 25 de agosto de 1968, que foi pago com a instituição do “Livro de Ouro” onde cada morador-contribuinte assinava seu nome como tradução da compra de um metro de terreno.
Em setembro de 1968, uma imagem vinda da Paróquia Nossa Senhora Assunção (Jardim da Felicidade) visitava as casas do Jardim Líbano, rezava-se o terço todos os dias e aos sábados, após a oração, eram realizados leilões pelos moradores da região. A fé moveu toda a comunidade em direção a um só objetivo: construção da sua própria igreja na comunidade.
Naquela ocasião, D. Martinho e, posteriormente, D. Lorenzo, monges da Paróquia Nossa Senhora Assunção, deram total apoio ao projeto de construção. Foi nomeada uma comissão de moradores para prosseguir com o empreendimento: Sr. Geraldo Bachin e Sr.ª Ana (Presidência); Sr. José Ribeiro e Sr.ª Maria (Vice-Presidência); Sr. Henrique; Sr. Benedito Oliveira e Sr.ª Izabel (Secretarios); Sr. Pedro Gonçalves e Sr.ª Leopoldina (Tesouraria); Sr. José Benites e Sr.ª Lídia (Conselheiros.)
Terreno pago, outra etapa a ser conquistada; a construção da igreja. Muitas campanhas foram realizadas: carnês (cada morador arcando mensalmente, com um metro de tijolos, cimento, areia, telhas), leilões, quermesses. E, a obra ia avançando…
Durante o período da construção, as missas continuavam acontecendo; no início, eram campais (no larguinho próximo à igreja), e depois nas garagens das casas cedidas por seus moradores, como foi o caso dos Senhores Abel e Izabel, Oldemar e Antônia.
Entre os anos de 1970 e início de 1971 a igreja foi levantada e coberta. Com alguns bancos improvisados, a “Santa Missa” já era celebrada. Fundou-se a “Capela Nossa Senhora do Líbano”, padroeira nomeada em homenagem ao bairro.
Em 1972, Dom Emanuele Fúria sucedeu Dom Lorenzo Russo nos encargos da comunidade do Jardim Líbano. Permaneceu como guia espiritual desta comunidade durante todo o tempo em que esteve na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, até janeiro de 1986, quando retornou para a Itália.
Cabe ressaltar, também, outros padres da congregação que estiveram conosco nas celebrações e assistência espiritual à comunidade: Dom Rodolfo, Dom Mauro, Dom Pedro.
Após a saída dos monges beneditinos valombrosanos, a igreja esteve assim representada:
Comunidade Nossa Senhora do Líbano
1986 à 1988 – durante este período passaram os seguintes padres: Pe. Gregório Lutz, Pe. Antonio Monteiro e Pe. Jacinto Pizzetti e as Leigas Consagradas Dalva e Sonia.
1989 – Padre Anderci Ferraz de Castro
1990 – Padre José Oliveira dos Santos
1996 – Padre Anísio Hilário
1999 – Padre Geraldo Raimundo Pereira
(inicialmente como Diácono transitório e, após a sua ordenação sacerdotal, ocorrida em 31/07/1999, como padre).
Paróquia Nossa Senhora do Líbano – em 09/05/2001 a Comunidade Nossa Senhora do Líbano foi elevada à Paróquia, por decreto do então Cardeal-Arcebispo de São Paulo, D. Cláudio Humes.
09/05/2001 – Pároco Padre Geraldo Raimundo Ferreira
01/12/2002 – Pároco Padre Carlos Augusto Teles de Lima,
25/11/2003 – Administrador Paroquial: Padre Reinaldo Cruz de Santana, SJC.
21/02/2010 – Administrador Paroquial: Padre Francisco Valter Lopes, SJC
26/02/2012 – Pároco Pe. Júlio Cesar de Mello Almo, SJC