História
A Igreja sempre atenta e solícita para bem atender o Povo de Deus, diante do crescimento da Capital de São Paulo, estabelece na data de 04 de Novembro de 1933, o Decreto de Criação da Nova Paróquia de Nossa Senhora da Candelária de Vila Maria, pelo Arcebispo Metropolitano Dom Duarte Leopoldo e Silva.
Na Ata de Posse no Livro do Tombo, extraímos o seguinte teor: “Aos dezessete (17) de Dezembro de 1933, na Capela de N. Senhora dos Navegantes, o Rvmo. Pe. Gastão L. Pinto, depois de lido o decreto de Criação da Nova Paróquia de Nossa Senhora da Candelária de Vila Maria, declarando-a instalada, deu posse ao primeiro Vigário, nomeado por provisão de 11 de Dezembro de 1933 do Exmo. E Revmo. Sr. Arcebispo Metropolitano, o Revmo. Padre Fernando Baumhoff da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, perante as testemunhas que subscrevem este termo”.
O primeiro Vigário ficou poucos meses, mas edificou a primeira igreja da Candelária, onde hoje está o Centro Comunitário Candelária. Foi nomeado em 20 de abril de 1934, o segundo Vigário da Congregação, o Revmo. Pe. José Bollinger, scj. Muitas foram as Atividades religiosas que foram criadas como o apostolado da Oração, a Pia União das Filhas de Maria, a ereção canônica da Congregação Mariana, a ereção canônica da Liga Católica, Jesus, Maria e José.
No ano de 1941 o Pe. José Bollinger realizou a preparação do terreno para a construção da atual igreja Matriz. Mas, somente em 1952 foi iniciada a celebração das missas dominicais na nova igreja.
Muitos foram os que ao longo dos anos deram o melhor de si para a Igreja da Candelária, Padres, Religiosos, Diáconos, Leigos e Leigas. Que Nossa Senhora da Candelária continue a abençoar a todos e a todas!
A Igreja da Candelária é uma marca da Vila Maria, uma referência e um espaço religioso central, na vida e no coração das Famílias. Muitos aqui foram batizados, crismados, fizeram sua Primeira Comunhão e outros tantos aqui realizaram sua cerimônia do Casamento. Muitos acompanharam grupo de Jovens, Pastorais, Movimentos, Associações e tantos outros serviços de Caridade como a Obra de Assistência Social (CPA). A Candelária merece celebrar, e muito bem, os seus 80 anos!
Estamos no dia 17 de Dezembro de 2012, dando início aos Oitenta Anos de Criação e Instalação da Paróquia Nossa Senhora da Candelária da Vila Maria. Estamos preparando um Livro Ouro, com o objetivo de reformar e trazer o Nosso Expediente Paroquial, mais próximo da Comunidade, com atendimento ampliado aos sábados e domingos, de manhã e à tarde, no novo espaço a ser criado.