História
Vista pela Avenida Nove de Julho, a torre da Paróquia Assunção de Nossa Senhora destaca-se entre os prédios dos Jardins, indicando o céu.
É o ponto mais alto de uma clareira de aproximadamente 18.000 m²,formada pelo Colégio Assunção e a Igreja.
O Colégio foi fundado em 1933 pelas religiosas da Congregação da Assunção, que recebeu o terreno da família Matarazzo. A pedra fundamental foi abençoada pelo Arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva no dia 6 de fevereiro de 1934.
O edifício foi projetado por Adolfo Lindenberg, e apesar da construção ter sido concluída em 1935, a capela do Colégio só foi erguida em 1948. Esse projeto da Capela (atual Igreja), é do arquiteto Benedito Calixto Neto, o mesmo que projetou a Basílica de Aparecida e outras igrejas na cidade de São Paulo e do estado e que é neto do famoso pintor Benedito Calixto.
Seu estilo é eclético, predominando características românicas, já que a igreja é uma réplica da capela de um mosteiro do século XII, cuja planta foi trazida pelas religiosas de Val Notre Dame, na Bélgica. A Paróquia Assunção de Nossa Senhora foi criada em 13 de fevereiro de 1967 pelo Cardeal Agnelo Rossi, que a recebeu por contrato de Comodato das Irmãs da Assunção.
De aparência sólida e robusta, seu interior é simples e acolhedor, abrandado pelas arcos e as baixas colunas irregulares de granito. Entrando-se pelo lado esquerdo da igreja, encontramos ao lado do altar, uma capela com uma bela imagem da fundadora das Irmãs da Assunção, Santa Maria Eugênia de Jesus, canonizada no dia 3 de junho de 2007, na festa da Santíssima Trindade, pelo Papa Bento XVI.