A Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, apesar de ter sido integrada juridicamente à PUC-SP no final de 2008, tornando-se a mais nova Faculdade da Universidade, tem uma história de sessenta e dois anos . Nasceu como Instituição Pontifícia, ligada à Arquidiocese de São Paulo.
Os Cursos de Graduação e Pós-Graduação sempre foram referência em São Paulo e na América Latina. O Curso de Pós-Graduação conseguiu o reconhecimento civil em 2002, tornando-se um Programa de Pós-Graduação, da CAPES, ligado ao UNIFAI. No ano de 2001, o curso de graduação foi autorizado pelo MEC e, em 2004, recebeu o reconhecimento civil.
Em 2009, vivemos um fato histórico e inédito: o Programa de Pós-Graduação migrou para a PUC-SP. Ao passo que o Curso de Graduação, recebeu a nota máxima na avaliação do MEC. Com a realização do vestibular de Fevereiro de 2009 nossa reintegração acadêmica à PUC-SP foi efetivada.
A partir de então, o curso tem passado por uma adaptação progressiva assumindo e ajustando-se às exigências acadêmico-pedagógicas da PUC-SP.
O campus Ipiranga passou a integrar a Universidade em 2009, ano em que houve a reinserção da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção à PUC-SP.
Atualmente, a Faculdade de Teologia da PUC-SP oferece no campus cursos de graduação e pós-graduação, frequentados tanto por religiosos quanto leigos.
A história do campus está diretamente ligada à formação do clero paulista. Tendo sido o antigo Seminário Episcopal da Luz transferido para os campos do Ipiranga, foi lançada, em 1929, a pedra fundamental do então chamado Seminário Central (inaugurado em 1934). A partir de 1949, o prédio acolheu, em parte das suas instalações, a recém-fundada Faculdade de Teologia. O número dos seminaristas era tão grande que, em 1956, foi inaugurada a grande capela, hoje Paróquia Nossa Senhora da Assunção.
Avenida Nazaré, 993
Ipiranga – São Paulo
(11) 2062-2292
Website